- Área: 550 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Javier Callejas
-
Fabricantes: Panel Rey
Descrição enviada pela equipe de projeto. Para um arquiteto espanhol, fazer uma casa no México é um privilégio. Fazer uma casa em Monterrey é um presente. Fazer a casa do Sorteo del TEC de Monterrey é indescritível. E, logicamente, coloquei o melhor de mim para conseguir que essa casa fosse a casa mais charmosa do mundo. Essa é minha tentativa com cada nova arquitetura que cai nas minhas mãos.
Barragán está sempre presente na minha arquitetura, e ainda mais neste caso. Por isso decidi que a casa se inundaria de luz e que essa luz seria dourada, como o dourado de Barragán.
Para isso, criei um espaço diagonal resultado da concatenação de dois ambientes de pé-direito duplo, decidi fazer dourado o paramento vertical por qual toda a luz do sul passa e preencher o espaço deste tom.
Por isso, esta casa se preenche de luz dourada e assim será uma verdadeira "Domus Aurea".
Funcionalmente, a casa se divide em três pavimentos. No térreo, as áreas mais públicas. A continuidade ao jardim ocorre através das varandas e zonas de sombra. No primeiro pavimento estão os dormitórios e o espaço de estar que se soma aos espaços do térreo. No pavimento superior, na cobertura, existem algumas zonas mais privadas onde incluímos a piscina.
Sonhamos com uma casa branca, serena, cheia de luz, de luz dourada onde seus habitantes sejam felizes.